Quando o assunto é a primeira dentição, os pais ficam confusos e com dúvidas. A odontopediatra Adriana Del Bosco R., do Rio de Janeiro, alerta que a partir do momento que surge o primeiro dente, existe o risco de desenvolver lesões de cárie. “O consumo de açúcar desregrado é um dos principais fatores para o desenvolvimento das lesões de cárie. A orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é para que não se ofereça açúcar para crianças até os dois anos de idade. Além de afetar a saúde geral (diabetes, obesidade entre outras) e o paladar que ainda está em desenvolvimento, existe um risco enorme de desenvolver lesões de cárie. Então para prevenção é preciso um controle do consumo de açúcar, aliado a escovação e uso de creme dental com flúor” explica a especialista.
De acordo com Adriana, o açúcar não está só nas balas, pirulitos, refrigerantes, biscoitos, bolos, gelatinas como nos sucos de caixinhas, achocolatados, leite fermentado e leite de fórmula. “Muitos pais substituem a oferta de água por estes líquidos e muitas vezes até durante o sono, ou seja, a criança fica o tempo todo com açúcar na boca, com uma probabilidade enorme de desenvolver lesões de cárie. Se você optar em oferecer estes alimentos citados, ofereça junto às principais refeições, como sobremesa, e depois faça a escovação para a criança. O que não pode é a criança ficar o dia todo beliscando, ai que mora o perigo.” diz a odontopediatra.
O primeiro sinal clínico da cárie são lesões chamadas de Manchas Brancas e nesta fase é possível evitar um tratamento restaurador, através de mudanças de hábitos alimentares e higiene eficaz.
É muito importante que os pais saibam que o tratamento restaurador (obturações) não é o suficiente para a criança ficar livre da cárie. É fundamental que haja uma mudança dos hábitos alimentares, conjugados com escovação e creme dental com flúor. Caso contrário, em poucos meses a criança estará necessitando de novo tratamento, pois novas cavidades aparecerão ou infiltrações nas restaurações, correndo o risco de ter que tratar um canal.
Segundo Adriana, o dente de leite tem a estrutura muito parecida com a de um dente permanente só que com espessuras diferenciadas. E ao contrário do que muitos pensam dente de leite também pode precisar tratar canal.
De acordo com a especialista, os dentes de leite também precisam ser escovados após cada refeição, preferencialmente três vezes ao dia. “Caso a criança se alimente ou mame antes de dormir é necessário fazer uma nova escovação, pois durante o sono o fluxo salivar é muito reduzido, aumentando consideravelmente o risco de cárie” esclarece, lembrando que muitos pais acham que é besteira cuidar dos dentes de leite, mas sem eles a criança não conseguirá mastigar dificultando a sua digestão, dificuldades na fala e podendo até comprometer a estética, afetando sua autoestima.
“O acompanhamento com o odontopediatra é muito importante, pois numa consulta periódica é possível identificar se a criança está em desequilíbrio e orientar os pais através de informações preventivas como reestabelecer a saúde bucal” finaliza Adriana Del Bosco R.
Serviço:
Consultório Adriana Del Bosco R.
Barra da Tijuca
Endereço: Avenida das Américas, 2901, sala 303.
Telefone: (21) 2495-9952 / (21) 98679-2302
Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá 111 sala 406.
Telefones: (21) 2287-2581 / (21) 2247-2529
Facebook: Dra Adriana Del Bosco R. Odontopediatria
Instagram: @adrianadelboscor
Comentários
Postar um comentário