Há menos de uma semana para o início oficial do carnaval no Rio, cidade que concentra o maior conglomerado de Escolas de Samba, blocos e bandas no país, a festa popular de Momo traz uma preocupação: os abusos que os foliões cometem e que, como resultado, podem gerar diversas doenças, inclusive as cardíacas.
De acordo com a cardiologista Priscilla Mendonça, Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, neste período muitos exageros são cometidos e que, principalmente, o desrespeito com os próprios limites do corpo é um fator a ser levado em conta. “Brincar o carnaval é saudável, afinal esbanjar alegria faz muito bem ao coração, mas é preciso estar alerta para problemas decorrentes do consumo exagerado de bebidas alcoólicas e energéticos associado ao calor excessivo e à desidratação” diz a médica.
Segundo Priscilla, a ingestão de álcool e bebidas energéticas pode também deflagrar arritmias cardíacas se consumidos isoladamente. “Juntos, então, o efeito é potencializado. Vale lembrar que segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de álcool no Brasil é superior à média mundial. E nos feriados prolongados, esse consumo exagerado de álcool com energético é ainda maior” esclarece a especialista alertando para a importância de se tomar outros cuidados, já que os termômetros marcam altas temperaturas e o risco de eventos cardíacos aumenta. “O calor excessivo causa vasodilatação no corpo e, associado com a desidratação, pode causar queda da pressão arterial. Deve-se ficar atento para sintomas como tonteira, desmaio, náuseas, vômitos, visão turvae dor de cabeça. Por isso é importante manter-se bem hidratado, com uma ingesta de líquidos capaz de compensar as perdas” indica Priscilla Mendonça, lembrando que usar roupas leves, proteger-se do sol, alimentar-se de forma leve e não abusar das bebidas alcoólicas é o ideal para quem quer apreciar a folia com saúde e sem problemas que estraguem a festa.

Priscilla Mendonça também chama atenção quanto aos idosos e portadores de hipertensão, que merecem cuidados especiais. “Os idosos são mais susceptíveis à desidratação, pois podem ter alterações na área cerebral relacionada à sede, portanto desidratam mais rápido sem a sensação de sede intensa. Os hipertensos devem ficar atentos para os picos de pressão arterial durante o calor excessivo. O aumento da pressão arterial e o aumento da frequência cardíaca, geram aumento do consumo de oxigênio pelo músculo do coração, podendo provocar eventos cardiovasculares”.
Abaixo, a cardiologista lista 6 itens para brincar o carnaval sem prejudicar a saúde:
1-Beba muita água;
2-Prefira fazer refeições leves, à base de saladas, grelhados e frutas;
3-Não exagere nas bebidas alcoólicas;
4-Não fume;
5- Caso seja portador de alguma doença crônica (diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, não interrompa em hipótese alguma a medicação;
6-Procure descansar e fazer intervalos entre seus eventos. Se sair em um bloco a tarde, descanse a noite ou vice-versa.
Serviço:
Dra. Priscilla Mendonça – Cardiologia – Clínica Médica – Ecocardiografia
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 303, sala 403 – Ipanema
Tel: (21) 3088-7855 / (21) 99772-7702
Comentários
Postar um comentário