A Medicina Ortomolecular consiste em uma medicina preventiva.
O objetivo é recuperar e manter a saúde por meio de uma alimentação adequada e da administração de suplementos nutricionais.
De acordo com o médico Rodrigo Carriello, prático em ortomolecular e Medicina do Esporte, ela age sobre as alterações moleculares antes que lesionem células e tecidos, ao contrário da abordagem médica convencional, que atua a partir das alterações já instaladas.
Segundo Carriello, um organismo mal nutrido torna-se alvo fácil de doenças e de envelhecimento precoce, pois reage com dificuldade às agressões do dia-a-dia, que não são poucas: a competição que estressa, a poluição ambiental de todo tipo, o excessivo consumo de doces, gorduras saturadas, alimentos refinados, industrializados, com substâncias tóxicas, como corantes, conservantes, resíduos de fertilizantes e defensivos químicos, e ainda hormônios e antiobióticos que costumam estar presentes em alguns produtos. “Não basta, portanto, confiar apenas numa dieta bem balanceada: é preciso complementá-la. São inúmeros os estudos que comprovam a ação terapêutica e preventiva de suplementos alimentares, como Vitamina C, Vitamina E, Beta Caroteno, Selênio, Zinco e Magnésio. Os suplementos são imprescindíveis para quem deseja viver mais, com saúde e vigor, e também muito valiosos no tratamento de problemas específicos de saúde” explica o médico.
Quem precisa de Medicina Ortomolecular?
“Muitas são as indicações da medicina ortomolecular, inclusive para emagrecer definitivamente e com saúde, através da reeducação dos hábitos alimentares” explica Carriello.
Um dos benefícios que mais atraem na medicina preventiva ortomolecular é o fato de ela ajudar a estabelecer o peso ideal da pessoa. “Ela emagrece sim! Com a correção dos nutrientes e a melhoria da saúde, ocorre uma recuperação da capacidade de queima dos alimentos, causada pela normalização da função da organela celular mitocôndria e pela saciedade, que é satisfeita com mais facilidade, pois os órgãos estarão mais abastecidos nutricionalmente” revela o médico lembrando que outro fator que também melhora é a ansiedade, bem como a adaptação ao estresse, causando uma diminuição do hormônio cortisol, que, quando elevado, gera ganho de peso.
É muito importante destacar que não há nenhuma restrição ao tratamento, qualquer pessoa pode fazê-lo. Caso ele seja interrompido, os resultados obtidos progressivamente serão perdidos. Em determinadas situações, os problemas poderão voltar, especialmente quando não for realizado o tratamento de maneira correta e por completo.
Dicas da medicina OrtoMolecular
DIFICULDADE DE PERDER PESO O que está faltando: ácidos graxos essenciais e vitamina A.Onde obter: semente de linhaça, cenoura e salmão – além de suplementos específicos.
RETENÇÃO DE LÍQUIDOS O que está faltando: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
Onde obter: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.
COMPULSÃO A DOCES O que está faltando: cromo. Cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos. B2 riboflavina.
Onde obter: levedura de cerveja
CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA O que está faltando: potássio e magnésio.
Onde obter: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja, suco. verde + suplementos.
DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL O que está faltando: lactobacilos vivos.
Onde obter: coalhada, iogurte, missô, yakult, chucrute, kefir e similares.
MEMÓRIA RUIM O que está faltando: acetil colina, inositol.
Onde obter: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.
HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE) O que está faltando: iodo.
Onde obter: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.
CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS O que está faltando: colágeno.
Onde obter: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.
FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR O que está faltando: vitaminas A, C, e E e ferro.
Onde obter: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.
COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS O que está faltando: Ômega 3 e 6.
Onde obter: sardinha, salmão, abacate, azeitona, gergelim, linhaça e azeite de oliva.
Na medicina ortomolecular, a forma de cozinhar e até os utensílios utilizados ajudam a preservar os nutrientes.
Evite a ingestão de queijos e carnes gordas e frituras. A gordura acelera o processo de oxidação dos alimentos. Cozinhe os alimentos no vapor ou até 100º, pois muito calor também oxida os alimentos.
Evite utensílios de alumínio, os resíduos desse metal são tóxicos e podem ficar na comida. Preferir panelas de vidro ou de aço . Em hipótese alguma, aqueça os seus alimentos em embalagens e recipientes de plástico no microondas.
Serviços:
Dr. Rodrigo Carriello - Ortopedia e Traumatologia- Prática em Nutrição Esportiva, Ortomolecular e Performance Humana
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, salas 1026 e 1012 – Botafogo
Telefones: (21) 3239-5000 / (21) 2537-6838
www.drrodrigocarriello.com
Dr. Rodrigo Carriello - Ortopedia e Traumatologia- Prática em Nutrição Esportiva, Ortomolecular e Performance Humana
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 190, salas 1026 e 1012 – Botafogo
Telefones: (21) 3239-5000 / (21) 2537-6838
www.drrodrigocarriello.com
Comentários
Postar um comentário