Água termal: conheça os múltiplos benefícios para a pele


Você sabe para o que serve a água termal? Pode parecer um líquido comum, mas bastam algumas borrifadas para desfrutar de seus benefícios. É isso mesmo. Muitas pessoas não sabem, mas a água termal ajuda a hidratar, acalmar e equilibrar o pH da pele, além de reconstruir a barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais saudável e protegida de agressores externos como a poluição e o vento.

A dermatologista Gabriele Almeida, pós-graduada em dermatologia e cirurgia dermatológica pelo Instituto IMS, no Rio de Janeiro, explica que a água termal é um tipo de água que conta com uma composição específica, pois passa por um processo de filtração próprio, que mantém seus minerais em ótimas condições e não apresenta bactérias. Além disso, a água termal tem menos sódio em sua composição e é mais rica em selênio, cálcio e manganês quando comparada à água mineral.

De acordo com a especialista, a água termal de uso cosmético, que pode ser encontrada em spray e nas composições de cremes hidratantes faciais e corporais, apresentando uma concentração ideal de minerais responsáveis pelos benefícios estéticos e terapêuticos já citados, como limpar, hidratar, tonificar, acalmar, refrescar e revitalizar a pele. “Devido à sua temperatura, os minerais são mais estáveis e conseguem penetrar melhor, oferecendo mais benefícios à pele e garantindo sensação de frescor, suavidade, conforto e bem-estar”, explica.

A médica lembra também que o produto é rico em nutrientes e possui efeito anti-inflamatório, ajudando no processo de cicatrização, e hidrata a pele sem aumentar a oleosidade.

Segundo a Gabriele Almeida, o uso da água termal é indicado para qualquer tipo de pele: “Pessoas que suam ou carregam na maquiagem podem usá-la para realizar uma higienização facial; quem tem a pele ressecada pode usá-la antes de aplicar um hidratante, potencializando o poder da hidratação; pessoas que fazem tratamentos com ácidos, peelings e laser, podem usá-la como calmante da pele”, exemplifica.

Uma boa dica dada pela dermatologista é deixar o produto na geladeira por alguns minutos para utilizá-lo no combate às olheiras. “Faça uma compressa sobre a região das olheiras com algodão. A temperatura fria promove a vasoconstrição, diminuindo o seu aspecto”, ensina. “O ideal é borrifá-la pela manhã, ao acordar. Pode ser antes de aplicar a maquiagem ou outros cosméticos. À noite, borrife novamente após limpar a pele e antes de aplicar outro hidratante. Deixe o frasco na geladeira para garantir mais frescor ao aplicar”, recomenda a dermatologista.

Serviços:

Gabriele Almeida – Dermatologia – Tricologia – Cirurgia

Endereços:

Clínica Plasbel


Rua Francisco Sá, 23, sala 1007 – Copacabana

(21) 3807-2605

Clínica Marie

Avenida das Américas, 8585, grupo 411 – Vogue Square – Barra da Tijuca

(21) 99961-2605


Comentários