Lifting facial: especialista responde perguntas mais freqüentes



Você que está pensando em realizar uma cirurgia de lifting facial para rejuvenescimento, certamente tem uma série de dúvidas a respeito do assunto. Fazer uma cirurgia plástica da face realmente não é uma decisão fácil. O cirurgião plástico Tarcísio Encinas, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com clínica em Ipanema, responde as dúvidas mais comuns sobre a cirurgia de lifting facial (ritidoplastia, cirurgia da face).

Leia abaixo:

1. Quando devo realizar uma cirurgia de lifting facial?

Essa é uma questão muito particular e que envolve uma série de aspectos emocionais. A maioria das pessoas começa a pensar nesse assunto quando notam os primeiros sinais do envelhecimento facial (isso ocorre em torno dos 40 anos).

“As queixas mais comuns são: aparência cansada mesmo após uma boa noite de sono, a perda do ‘brilho no olhar’ característicos da juventude, ter uma aparência externa que não combina com a maneira como a pessoa se sente por dentro, entre outras. A partir do momento em que essas questões começam a lhe preocupar, talvez seja a hora de considerar fazer uma cirurgia de lifting facial”, explica o cirurgião.

2. A cirurgia corrige as papadas e o pescoço?

A região das “papadas” e o pescoço são as causas mais comuns de queixas nos pacientes que procuram a cirurgia de lifting facial. Felizmente, essas são as duas regiões que apresentam os resultados mais surpreendentes, pois quando corrigidas melhoram o contorno facial dando uma aparência mais atraente e jovial.

3. Como conseguir resultados naturais na cirurgia da face?
A maior preocupação de quem pensa em fazer uma cirurgia de rejuvenescimento é ficar com aspecto artificial. Com o avanço das técnicas você não precisa mais se preocupar. “Atualmente estamos usando uma técnica que desenvolvemos chamada smart lifting, cujo objetivo é um rejuvenescimento natural com uma cicatriz reduzida”, diz o especialista.

Tarcísio Encinas explica que atualmente a cirurgia é realizada de maneira com que os tecidos internos (músculos, ligamentos, osso) sejam reposicionados com o mínimo de tração na pele, procurando realçar os contornos da face e não somente é estica-la. “O remodelamento facial sem tração da pele é a chave para o resultado natural”, pontua o especialista.


4. Quanto tempo dura uma cirurgia plástica de lifting facial?
“A duração de uma cirurgia plástica da face é uma questão muito particular e irá depender do seu tipo de pele, idade e grau de envelhecimento facial. De qualquer maneira, você sempre estará com uma aparência mais rejuvenescida do que se não tivesse feito nenhum procedimento, ou comparando-se com pessoas da sua idade que nunca fizeram cirurgia”, conta o cirurgião lembrando que o processo de envelhecimento não irá parar com a cirurgia, mas você terá uma aparência mais jovial.

5. Qual o melhor tipo de procedimento para o meu caso?

Existem diversos tipos de cirurgia de lifting facial: pescoço e papadas, região da face média, cirurgia das pálpebras (blefaroplastia), lifting temporal, mini lifting, smart lifting, dermoabrasão para as rugas ao redor da boca, etc. Para saber qual a melhor opção para o seu caso é fundamental uma avaliação com um profissional especialista no assunto para que você consiga o máximo de benefícios possíveis.

6. A cirurgia das pálpebras (blefaroplastia) é feita em conjunto com o lifting facial?

Geralmente essas duas cirurgias são associadas e feitas no mesmo momento, conseguindo-se um resultado mais harmônico em toda a face. De qualquer maneira, elas podem ser feitas de maneira isolada, caso o seu problema seja específico de determinada região (ex. somente flacidez e queixas do pescoço, excesso de pele nas pálpebras).

7. Como é feita anestesia?

A anestesia é feita na grande maioria dos casos com sedação e anestesia local ou anestesia geral. A maioria dos pacientes já pode ir para casa após algumas horas do término da cirurgia não precisando ficar internado no hospital, principalmente no smart lifting, onde o procedimento é ambulatorial.

8. Como é a recuperação de uma cirurgia no rosto?

Na recuperação da cirurgia de lifting facial você passará por diversas etapas. Nos primeiros dias o paciente estará com algum inchaço e talvez algumas equimoses (roxos).

“Com 5-7 dias os pontos são retirados e a paciente já poderá usar algum tipo de maquiagem e retomar lentamente suas atividades diárias. Com duas semanas pode ter atividades sociais normais, sem que, a maioria das pessoas repare algum inchaço. A partir daí, os benefícios da cirurgia já são evidentes”, explica Tarcísio Encinas.

9. Qual a melhor época para fazer cirurgia de lifting facial?

Segundo o especialista, a melhor época para fazer uma cirurgia plástica é quando você tem um tempo para cuidar de si, relaxar e aproveitar todos os benefícios da cirurgia. “É importante que você planeje a sua cirurgia com antecedência para que tenha o máximo de segurança e tranquilidade possíveis”, recomenda.

10. O que mudou na cirurgia moderna da face?
“A cirurgia da face moderna busca trazer de volta os contornos atraentes do rosto e não somente ‘puxar e esticar’ a pele. Ela á realizada nas camadas mais profundas do rosto, com descolamentos menores, menores cicatrizes, melhor recuperação e resultados mais naturais. É importante que você escolha um cirurgião plástico especializado na cirurgia moderna da face”, finaliza.


Serviço:

Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Tarcísio Encinas

Endereço: Rua Joana Angélica, 170 – Ipanema

Telefone:
(21) 2521-3019

www.tarcisiomangaraviteencinas.com


Comentários